Mitos horríveis sobre embalsamentos

Imagine uma morte natural de Hollywood. Os olhos fecham suavemente e a pessoa parece que está em um sono tranquilo. Na realidade, a morte se parece com como você faz dormindo: boca aberta e rosto esmagado contra o travesseiro. É o trabalho do embalsamador poder transformar essa imagem. Uma vez que o processo de embalsamamento não é feito na frente de uma platéia ao vivo, um monte de boatos e mitos cercam este procedimento. Nessa série vamos esclarecer algumas das confusões sobre rituais feitos antes do funeral.




Sobre remover todos os órgãos

farao

Diga a palavra “embalsamamento” e a maioria das pessoas pensam nos egípcios, astuciosamente removendo o cérebro através do nariz e armazenando os órgãos em conserva em vasos. Embalsamamento já percorreu um longo caminho. Os egípcios tinham apenas um objetivo em mente: a preservação. Hoje, a preservação é um dos muitos objetivos. Preservação tem de ser equilibrada com a restauração.

Se embalsamamento fosse uma cirurgia, seria considerada minimamente invasiva. Todas as necessidades desse procedimento são apenas o acesso a uma artéria e requer apenas uma incisão longa por um corte ao lado esquerdo do abdômen. A razão pela qual eles faziam isso era porque os egípcios acreditavam que era errado prejudicar um corpo morto.

O equívoco sobre os órgão serem retirados pode vir da confusão entre embalsamamento e autópsia, em que os órgãos são realmente retirados, pesados, estudados. Isto é feito por um patologista, não uma embalsamadora. Depois da autópsia, os órgãos são colocados de volta ao corpo antes da recepção na casa funerária para o embalsamamento.




Sobre os lábios amarrados

embalming

Deve ser verdade que nós todos vimos um filme onde o zumbi aparece fora da terra e não pode falar até que ele corte com uma faca as cordas fechando seus lábios. Você pode se sentir totalmente relaxado, mesmo com a boca fechada, mas são os músculos que estão mantendo sua mandíbula fechada. Quando eles relaxarem, sua boca vai ficar aberta. Por isso é feita uma incisão para a boca ficar fechada.

Existem algumas maneiras de fazer isso. Uma maneira comum é a utilização de pequenas agulhas afiadas que podem ser ancoradas no osso do maxilar superior e inferior, uma em cada lado. Elas estão ligadas a fios que podem ser amarrados. Isto pode parecer desagradável, mas eu garanto que é melhor do que a sua última visita ao dentista.

Se a estrutura óssea fraca tornar isso difícil, pode ser utilizada uma agulha e sutura, mas não tem muito a ver com os lábios, mas sim o músculo que atribui seus lábios para suas gengivas.

Reaja! Comente!
  1. Carlos Eugenio

    8 de agosto de 2015 em 10:54

    interessante esse assunto sobre embalsamento!!!

  2. VanDrak SubZero

    16 de abril de 2015 em 14:00

    depois que eu morrer, não precisa fazer nada.
    eu volto pro 2º round 😉

  3. Gabriel Frigini

    11 de março de 2015 em 21:50

    Loucura! Loucura! Loucura!

  4. Emily braz

    10 de março de 2015 em 20:40

    O que VC quis dizer com maxilar superior e inferior?/ bom pela a foto a boca esta custurada pela parte SUPERIOr da maxila e a parte ininferior é a Mandíbula … Ou os labios..

  5. chapolim do mal

    10 de março de 2015 em 13:13

    Eu prefiro mil vezes ser cremado do que qualquer outro tipo de pós-morte, até porque do pó eu vim e ao pó eu voltarei.

    • Greengineer

      11 de março de 2015 em 08:21

      Um dia eu acreditei que todos nós vínhamos num saco carregado por uma cegonha. Mas hoje sei que pode até não ter uma cegonha, mas que tem um saco envolvido, ah se tem.

      • Joel Alvarenga

        11 de março de 2015 em 08:59

        Cara, só o bicho que mudou, mas continua sendo pássaro.
        Antes era cegonha, agora é piru.

    • Jeff Dantas

      11 de março de 2015 em 02:15

      Ah sim, parece mais higiênico, também… 🙂

    • Joel Alvarenga

      11 de março de 2015 em 01:02

      Sai dessa vida amigo, a cocaína só vai te afastar dos seus parentes e amigos.

  6. Greengineer

    10 de março de 2015 em 11:41

    Depois de ler esta matéria fiquei mais aliviado, agora posso ser embalsamado sem problemas…oh wait!!

    • Jeff Dantas

      11 de março de 2015 em 02:15

      Aliviado né? Sei sei…hehehehehehe

11 Comentários
Topo