Estigmata, o mistério que percorreu anos

Estigmata é a manifestação espontânea de feridas sangrentas nas mãos de uma pessoa, pés, testa e volta - semelhante ao das chagas de Jesus crucificado.

Desacreditado por muitos, este "fenômeno" tem causado aflição não só em quem sofre estas chagas, mas também a quem vê.

Nestas feridas muitas vezes há sangramento ou secreção de um líquido, e podem aparecer e desaparecer em questão de horas. É acreditado que geralmente só os santos e os mais devotos religiosos sofrem estigmas. Em muitos casos as pessoas chegam a sentir a amarração dos chicotes em suas costas. 

Classicamente, aparecem estigmas em até cinco locais: nas mãos ou pulsos, pés e lados, e outras feridas, incluindo:

- Ferimentos causados por uma coroa de espinhos, embora às vezes invisível; 

- amarrações ou açoite do chicote nas costas; 

- A ferida do lado, causado por uma lança, ou lanceNail buracos nos pulsos, mãos ou furos de prego nos tornozelos ou pés.

O primeiro caso conhecido foi São Francisco de Assis, em 1222. Desde a sua época, foram mais de trezentos estigmas relatados. Georgio Bongiavani (foto abaixo) é uma das vítimas mais recentes conhecidas. 

No seu caso, feridas nas mãos e na testa parecem aparecer e desaparecer quase à vontade. A explicação para os estigmas ainda é um mistério.

Os médicos têm registrado que o sangue secretado pelas feridas é um tipo diferente do grupo sanguíneo ou é um líquido desconhecido, ou ainda exala um perfume. Uma teoria popular é que os estigmas são afecções psicossomáticas provocadas por níveis extremos de adoração, alguns creditam que o inconsciente pode trazer essas feridas pela sua devoção a Cristo, já que as feridas aparecem com mais intensidade no dia de Páscoa.

Da mesma forma, cada ferida geralmente corresponde as marcas na imagem do objeto da adoração de cada pessoa, ou seja, se a imagem é pregada através do pulso e tornozelos, as feridas aparecem nos pulsos e tornozelos. Mas há uma outra teoria: que os estigmas são enviados por Deus como um dom apenas para os mais sagrados.

E você acredita nos estigmas?

Adaptado de phenomenica

Reaja! Comente!
  1. Jacson Cabral Cordeiro

    10 de outubro de 2014 em 10:43

    rapaz agora ví que existe gente que é cego espiritualmente pois tem teioria pra tudo pra explicar uma claro manifestação de poder espiritual, que a pessoa que le essas teoria pra explicar tudo cientificamente perde até o foco claro da mensagem desta imagem, espiritualidade existe e poderes também pois yahuh é espirito e seu filho também .. uma coisa que pensei é que isso pode ser um castigo ou uma forma de benção?

  2. Carolina Dias Cezar

    5 de outubro de 2013 em 21:23

    Deus que me perdoe O.o

  3. Antonelli Silva

    15 de julho de 2012 em 22:17

    É LÚCIFER ENGANANDO AS PESSOAS,ELE FAZ ISSO PARA AS PESSOAS ACREDITAREM QUE É O ESPIRITO DE DEUS OU A ENCARNAÇÃO DE DEUS KKKKKKKKKKKKKK  QUASE CUSPI NA MINHA TELA > 😮

  4. Grim Reaper O ceifador solitario!

    13 de julho de 2012 em 18:00

    adoro quando a ciencia não explica algo porque se ela nem inventa algo pra fingir que sabe então ai mesmo que e um misterio………

  5. David Costa

    5 de julho de 2012 em 10:53

    isso e uma babaquice……………..Deus nao quer que o homem sofra. Jesus Cristo ja sofreu bastante para esses idiotas mancharem seu sacrifício desse jeito.  

  6. Zetsu

    19 de maio de 2012 em 21:44

    a ciencia não explica………………..então vira misterio

  7. Ana Castro Abreu

    2 de maio de 2012 em 08:42

    veio não é muita concidencia as pessoas terem isso na páscoa e em forma de cruz!!! ta querendo chamar muita atenção é pouco provavel disso acontecer tipo de verdade porque já aconteceu com uma cara chamado jesus e agora tao querendo imitar???? só falta ter gente agora dizendo que pode ressuscitar kkkkkkkkk é piada! só pode ser!!!

  8. José Datena

    10 de abril de 2012 em 16:07

    APARECE MAIS NA PÁSCOA E MUITOS DOS QUE MOSTRARAM FOI EM FORMA DE CRUZ !TENSO.

  9. Pedro Xavier

    8 de abril de 2012 em 13:40

    Não é questão de acreditar ou não. Os estigmatas existem e não podem ser negados. A mente humana tem poderes que nem imagina. O subconciente pode fazer coisas extraordinárias. Eu acredito que os estigmas são manifestações psicossomáticas de pessoas extremamente devotas, que levam a adoração a níveis perigosos.

    • Pikachu Girl

      11 de setembro de 2013 em 11:21

      Pikachu!

  10. Guilherme

    24 de fevereiro de 2012 em 11:42

    É um mistério… bem tenso

  11. Hario

    19 de fevereiro de 2012 em 16:53

    Coitadas dessas pessoas, acreditando tão intensamente em algo q o próprio corpo manifesta isso, tirando algumas fraudes q conhecidamente faziam isso intencionalmente com objetos ou substâncias químicas só pra chamar atenção, tem os casos psicossomáticos em q as pessoas sem qurer manifestavam as feridas, e sei lá é tão nítido q não seriam um “dom” pelo simples fato q através dos anos os stigmatizados vinham sofrendo com as feridas nos lugares em q os pintores e escultores antigos retratavam tais ferimentos, como na palma das mãos por exemplo, mas quando descobertas no século 20 começaram a situar as feridas nos pulsos, imediatamente começaram a surgir estigmatizados apresentando essas condições, e até alguns q tinham nas mãos começaram a apresentar nos punhos… eh foda

  12. Anônimo

    3 de fevereiro de 2012 em 00:51

    post ridiculo!essas pessoas tem  problemas mentais que se automutila em nome da fé

  13. Greice Cavalcante

    20 de janeiro de 2012 em 07:30

    Pode até ser um mistério, mas dizer que Deus deu esse “dom” para os santos já é demais! Se Deus é amor, Ele jamais iria ficar “enviando” feridas aos seus filhos. Isso é coisa de Satanás mesmo, pra enganar bobo!

  14. Cíntia Souza

    14 de janeiro de 2012 em 21:26

    Se fosse para as pessoas ficarem passando por isso,as mesmas coisas q Jesus passou,Jesus não precisaria morrer na cruz por nós.Não existe essa de ser mais santo,aí aparecer isso,se fosse santo mesmo,seria levado por deus,e não faria parte desse mundo,e não estou falando de morte,santo só existe um,e é jesus.

  15. Gabriela Ribeiro

    27 de dezembro de 2011 em 23:14

    Esse pessoal louco fica se cortando,  só pra chamar atenção de todo mundo. Fala sério!

  16. Gabriel Alves Reischl

    13 de dezembro de 2011 em 16:58

    HA!Jesus existe!

  17. George Ferreira

    30 de julho de 2011 em 18:33

    Ha arrepiado de frio mas a parada é meio loca msmo acho q isso acontece quando a pessoa tem muita fé msmo deve ser isso !!!! ‘____’

  18. geovana

    30 de junho de 2011 em 16:01

    todas essas coisas so sao viziveis para quem tem fe!
    acredito sim nos estigmas mas tambem sei que existem os charlatoes no meio
    masi isso e meio dificil de provar.
    tambem respeito quem nao acredita mas tambem espero um respeito da parte deles tambem e nao que fiquem dizendo q quem acredita edesocupado…
     
    DEUS ABENÇOE A TODOS..

  19. Matheus Melo

    3 de março de 2011 em 11:04

    kkk loucura isso né … tem doido pra tudo … vamo rezaaaa srsrss

  20. Leandro Eros

    28 de fevereiro de 2011 em 19:52

    Ao que parece ninguém buscar estudar isso, então deve ser na maior parte forjado. Agora se pegassem isolasse a pessoa com os estigmas ae teriamos algo que deveria ter atenção. Do contrário não há como levar enconta tendo em vistas que eles (os estigmas) se diferem entre si (alguns tem forma de cruz outros são mais pronfundos… etc)

    • Vinicius de Oliveira

      20 de outubro de 2014 em 09:12

      tinha uma idosa na america do sul que tinha istigmata ela era crista e sabe a ironia é que ela morava nacasa com o numero 666 o numero da casa dela

  21. Paulocezar Zanello

    27 de fevereiro de 2011 em 22:34

    eu acredito na divina providencia de DEUS. cabe a cada um acreditar ou não, DEUS nos fez livre.tenham uma ótima semana

  22. Sandra Ferreira

    27 de fevereiro de 2011 em 09:01

    Já não teve um que morreu sangrando??? Ah é Jesus, que pai hein????

    • Erick Cordeiro

      28 de fevereiro de 2011 em 02:55

      Então,que pai hein???Prefere levar o filho para perto dele no paraíso do que deixa-lo sofrer na terra -.-
      Muitos falam mal de Deus dizendo que ele mata os proprios fiéis,mas poxa,todomundo que tem fé em Deus quer ih para o paraíso,então não enchergamos isso como uma coisa ruim -.-
      O mais incrivel é que ninguém fala mal das outras religiões,tudo bem que alguns fazem farças para aparecer,mas isso existe em tudo.
      Vcs ateus dizem não ter Religião,mas levam a  ciencia como uma,acreditando em tudo  o que a  ciencia diz como se ela fosse superior a você,lendo isso aqui que eu escrevi claro que você vai negar ¬¬
      Desculpem pelos erros de portugues,li tanta besteira nos comentários que num tow com saco nem pra corrigir o que eu escrevo -.-

      • Vinicius de Oliveira

        20 de outubro de 2014 em 09:08

        os ateus devem achar que o tiitalick é divino, e que stalin e hitler são os papas do ateismo

      • Kakuna

        11 de novembro de 2011 em 19:10

        se fosse um pouquinho inteligente saberia q a ciencia é feita do seguinte modo:
        Probabilidade > Teoria > pratica > Fato, enquanto a religião tem como base um livro escrito a mais de dois mil anos.

        • Vinicius de Oliveira

          20 de outubro de 2014 em 09:10

          vc ta falando do cristianismo não das religioes em geral seu burro, a biblia mudou o mundo quer voce goste ou não e foi o objeto mais importante da historia da humanidade

      • Rodrigo Oliveira

        17 de junho de 2011 em 01:31

        Se você for pegar pelo seu argumento não deveríamos ser contra seriais-killers, assassinos, e outros. Afinal eles só estão fazendo o favor de tirar suas vítimas do sofrimento aqui na terra.

      • Sarah

        17 de maio de 2011 em 18:49

        se calhar os ateus são assim como diz porque a ciência mostra provas daquilo que diz, enquanto o cristianismo limita-se na teoria dos “milagres”

         

  23. Mel Skuld

    25 de fevereiro de 2011 em 14:40

    não que eu não acredite, mas tem um documentário do History Channel provando que alguns desses estigmatizados, podem, facilmente, ter forjado os estigmas

    • Vinicius de Oliveira

      20 de outubro de 2014 em 09:06

      eu ja vi uma lista de 101 objetos que mudaram o mundo no history o objeto mais importante da historia foi a biblia e ta certo

    • Jacson Cabral Cordeiro

      10 de outubro de 2014 em 10:45

      claro basta ficar deitado e um programa mais chulo de computador faz o resto mas comentei baseado como se verdadeiro fosse ou seja

    • Manoel Filho

      25 de outubro de 2012 em 20:54

      Você já viu dinheiro falso? Existe, não é? Significa então que todo dinheiro é falso?

  24. inuyasha

    25 de fevereiro de 2011 em 09:37

    não sei porque mas não acredito nisso,sou ateu,mas independente.acho meio improvavel,mas respeito quem acredita

    • Pikachu Girl

      11 de setembro de 2013 em 11:25

      Pessoas , a unica coisa que voces podem creditar é a morte. Todos ja viram , todos tem cereza, todos um dia a verão.

    • RaphaeL

      25 de fevereiro de 2011 em 10:51

      faço de suas palavras as minhas 

      • Vinicius de Oliveira

        20 de outubro de 2014 em 09:04

        finalmente tem um ateu que respeita a religião

  25. jeff zika Mc

    25 de fevereiro de 2011 em 01:10

    NUNCA VI ISSO.MAS CONCERTEZA JESUS CRISTO ESTAS VOLTANDO MESMO!ACREDITE OU NÃO ELE ESTÁ VOLTANDO!

    • Ravena Soares

      10 de dezembro de 2011 em 11:43

      que bonekinho e esse na sua foto????

      • Marcelo Assis

        11 de dezembro de 2011 em 21:18

        É o fofão do cão

    • Sarah

      17 de maio de 2011 em 18:44

      então não deve estar a encontrar meio de transporte, desde 1222 que está para vir….

  26. Douglas Jonathan

    24 de fevereiro de 2011 em 21:36

    É de dar medo!!!

    • Thiago Pires Moreira

      25 de fevereiro de 2011 em 00:41

      uma vez vi na internet ki eh barbada criar um estigma.parece ki tem um liquido ki tu compra ate em farmacia e passa nas maos

  27. eder vilela

    24 de fevereiro de 2011 em 21:27

    Infelizmente o q a ciência não pode explicar se torna um “milagre” nas mãos dos ignorantes.

    • Myllena Lara

      7 de novembro de 2013 em 18:08

      certos ateus e suas ignorâncias, a ponto de criticar certos religiosos.

    • Golden Eagle

      19 de maio de 2012 em 21:22

      O que é que a ciência tem?
      Tem lápis de calcular
      Que é mais que a ciência tem?
       Borracha pra depois apagar (8)para o bom entendedor, só o fim de uma bela criação basta. 

    • Leandro De Souza

      25 de novembro de 2011 em 17:18

      ué, mas milagre não é justamente um fenômeno não explicado pela ciência?

    • prioridade zero

      29 de maio de 2011 em 11:05

      Perfeita a sua resposta, ela se ajusta perfeitamente não apenas nesse caso.

    • prioridade zero

      29 de maio de 2011 em 11:01

      Perfeita sua resposta…

    • Pedro Henrique

      27 de fevereiro de 2011 em 22:30

      Você com certeza faz parte da outra parte de ignorantes, a que critica e não busca uma solução. 

    • Gabiel Zika !

      25 de fevereiro de 2011 em 14:24

      ….   idiotas como vc deveriam ter estigmata …. 

  28. Suian Borges

    24 de fevereiro de 2011 em 21:15

    Muito da hora ^^

  29. Joao pedro

    24 de fevereiro de 2011 em 21:11

    Realmente é um mistério o.o

    • Mauro Andrade

      5 de novembro de 2011 em 21:28

      vou chamar a spk e o mello pra resolver isso seu ruim

    • Álex Mitchel

      6 de agosto de 2011 em 11:04

      Coisa do diabo D:

      • TioCláudio

        3 de outubro de 2013 em 18:14

        sai di retu!

      • Caio Lima

        19 de agosto de 2011 em 22:42

        tu e doido não se sabe ne temos ki ter fé e seguir em frente

59 Comentários
Topo