O mistério de Dyatlov Pass

O Dyatlov Pass foi um incidente ocorrido na montanha dos Urais, na noite de 02 de fevereiro de 1959, onde nove viajantes morreram, ainda de forma inexplicável.




Reconstrução

O grupo era composto inicialmente de 10 pessoas: Igor Dyatlov, o líder do grupo, Zinaida Kolmogorova, Lyudmila Bexter, Alexander Kolevatov, Rustem Slobodin, Yuri Krivonischenko, Yuri Doroshenko, Nicolai Thibeaux-Brignolle, Alexander Zolotarev e Yuri Yudin, porém este último teria desistido e retornado por motivos de saúde.

O objetivo era chegar ao monte Oterten à 10 km do local do incidente, mas por conta de uma tempestade de neve o grupo teve de acampar.

Em 31 de janeiro, o grupo chegou à beira de uma área de montanha e começou a se preparar para a escalada, em um vale arborizado onde construíram um armazenamento de alimentos e equipamentos que seriam utilizados para a viagem de volta. No dia seguinte (1 de fevereiro), os caminhantes começaram a mover-se através da passagem. Parece que eles planejaram acabar com o passeio e fazer acampamento para a noite seguinte, mas por causa da piora das condições meteorológicas, tempestade de neve e a baixa visibilidade, eles perderam a direção e acabaram desviando a oeste, em direção ao topo da montanha Kholat Syakhl. Quando eles perceberam o erro, o grupo decidiu parar e montar acampamento lá na encosta da montanha.

A Busca

O lider do grupo Dyatlov havia combinado com seu clube que o grupo retornaria a Vizhai no mais tardar no dia 12 de fevereiro, mas quando esta data passou e nem uma mensagem foi emitida os familiares do grupo exigiram uma operação de resgate.

O primeiro grupo de resgate foi enviado no dia 20 de fevereiro e era composto por professores e estudantes. No dia 26 de fevereiro, os pesquisadores encontraram o acampamento abandonado na montanha Kholat Syakhl. A tenda foi seriamente danificada. Uma cadeia de pegadas podiam ser seguidas, levando para baixo para a borda da floresta, mas depois de 500 metros as pegadas ficaram cobertas pela neve. Na borda da floresta, sob um grande e velho pinheiro, os pesquisadores encontraram os restos de um incêndio, junto com os dois primeiros corpos, os de Krivonischenko e Doroshenko, descalço e vestido apenas com suas roupas íntimas. Entre os pinheiros e no campo os pesquisadores encontraram mais três cadáveres: Dyatlov, Kolmogorova e Slobodin, que morreram em poses sugerindo que eles estavam tentando voltar para o acampamento. Estes três foram encontrados separadamente nas distâncias de 300, 480 e 630 metros do pinheiro.

Os quatro últimos corpos só foram encontrados em 4 de maio, cobertos com quase quatro metros de neve.

A investigação

Um inquérito judicial foi aberto e a partir dos cinco primeiros corpos a polícia apontava como causa da morte a hipotermia (apesar de um dos corpos apresentar um ferimento no crânio isso não determinou a causa da morte), tese esta que caiu por terra em maio quando os últimos quatro corpos foram encontrados, estes exibiam sinais claros de algum tipo de violência.

Não estamos falando de facadas ou pauladas; um especialista envolvido na investigação comparou os ferimentos (crânios estraçalhados e tórax esmagado) com o que se vê resultante de um acidente automobilístico. Os corpos não apresentavam NENHUM sinal visível de violência humana, todo o dano era interno, como se tivesse sido causado um alto nível de pressão. Não havia cortes nem arranhões na pele de nenhuma das vítimas. Como se o negócio já não fosse bizarro o bastante, descobriu-se que a língua de uma das mulheres havia sido arrancada.

Nenhum dos corpos se encontrava suficientemente agasalhado. A maioria estava descalça, usando apenas cuecas, ou usando o que pareciam ser tiras de roupas removidas dos que haviam morrido primeiro. A primeira especulação seria de que os povos indígenas Mansi poderiam ter atacado e assassinado o grupo para usurpar suas terras, mas a investigação indica que a natureza de suas mortes não suportam esta tese, visto que só eram visíveis pegadas dos caminhantes, e eles não mostraram qualquer alteração.

Há evidências de que o time foi forçado a deixar o campo durante a noite, enquanto dormiam. A temperatura era muito baixa (em torno de -25 ° a -30 ° C) com uma tempestade de sopro, no entanto os mortos estavam vestidos apenas parcialmente. Alguns deles tinham apenas um sapato, enquanto outros não tinham sapatos ou usavam apenas meias. Alguns foram encontrados embrulhados em recortes de roupas rasgadas, que pareciam ser cortados daqueles que já estavam mortos.

Conclusão do relatório

Seis dos membros do grupo morreram de hipotermia e três de lesões fatais. Não houve indicações de outras pessoas nas proximidades, nem ninguém nas imediações. A barraca tinha sido rasgada de dentro. As vítimas morreram de 6 a 8 horas após a sua última refeição. Traços do acampamento mostraram que todos os membros do grupo (incluindo aqueles que foram encontrados feridos) deixaram o campo por sua própria iniciativa, a pé. Para dissipar a teoria de um ataque dos povos indígenas Mansi, um médico indicou que os ferimentos mortais dos três corpos não poderiam ter sido causados por outro ser humano, porque a força dos golpes foi demasiada forte e não havia tecido sido danificado. Testes de radiação Forense mostraram altas doses de contaminação radioativa na roupa de algumas vítimas.

O veredito final foi que os membros do grupo morreram por causa de uma "força desconhecida convincente". O inquérito foi fechado oficialmente em maio de 1959, devido à "ausência de um culpado". Os arquivos foram enviados para um arquivo secreto, e as fotocópias do processo tornaram-se disponíveis apenas na década de 1990, com algumas peças faltando.

Na visão dos céticos

De acordo com os céticos várias teorias podem ser abordadas, dentre elas: teses militares, que o grupo teria sido atacado por UFOs (extraterrestres) e principalmente teorias que abordam a radioatividade, como os mantos utilizados no camping pois as lanternas contem tório, que emite radiação de partículas alfa, a tal ponto que havia um alerta de radiação na embalagem. Estes mantos, são pequenos sacos de tecido que servem como o pavio de uma lanterna de chamas. Mas nenhuma teoria explica totalmente o ocorrido.

Reaja! Comente!
  1. Marina Lace

    2 de janeiro de 2016 em 19:42

    Infelizmente uma tragedia.

  2. secondsunisreal

    27 de abril de 2015 em 16:54

    Perdão, quero dizer, é O Mistério da Passagem da Morte, esse é o nome do filme no youtube.

  3. secondsunisreal

    27 de abril de 2015 em 16:52

    Tem um filme deste caso, chama-se: A Passagem de Dyatlov. Assistam, é bem interessante e tem no youtube.

  4. Luiz Gabriel Fabricio Nadaleto

    22 de fevereiro de 2014 em 15:58

    foi o abominavel homen das neves

  5. Fabiana Pires

    14 de setembro de 2013 em 20:28

    eles sabem o que aconteceu só não dizem para apavorar as pessoas nem tudo é dito para não termos medo se não seria um caus . muitos misterios e nada é dito …eles sempre sabem…

  6. Geovanna Costa

    1 de setembro de 2013 em 13:50

    Foi o slender! O_o e.e

  7. Edson Neto

    24 de fevereiro de 2013 em 17:30

    Passou no History semana passada em Alienigenas do Passado.

    Esqueceram de mencionar que os corpos estavam carbonizados e a pele deles estavam com uma coloração laranja.
  8. Andréia Ramos

    24 de fevereiro de 2013 em 00:27

    Achei muito interessante também…

  9. yngridy barreto

    19 de novembro de 2012 em 16:57

    show!!!!  -.-

  10. Madelaine Almeida

    10 de outubro de 2012 em 04:28

    o que sera q aconteceu .FICA AI A DUVIDA

  11. Riff / Raff

    15 de setembro de 2012 em 18:18

    LOL

  12. I'm Kal-el

    6 de setembro de 2012 em 00:23

    Oh meu Deus, Superman se voltou contra a humanidade.

  13. Arthur Varela

    5 de maio de 2012 em 02:01

    Possiveis teorias: Bruxaria, magia negra ou UFOs

    • Dohkito

      15 de julho de 2012 em 19:31

      Minha teoria:      As quatro pessoas que sairam do acampamento viram algo que não deveriam ter visto. Foram perseguidos e mortos, quem os matou, achando que ele tinham dito algo para os outros, pos fogo na cabana. Os que estavam dentro da cabana conseguiram fugir. Tiraram a roupa que provavelmente estava queimando e 5 morreram devido ao choque térmico.      As pegadas da coisa que fez isso provavelmente foram apagadas por ela mesma.

      • Dohkito

        15 de julho de 2012 em 19:41

        to me sentindo Sherlock Holmes

        • Dohkito

          15 de julho de 2012 em 19:45

          Esqueci a parte da radioatividade: provavelmente a coisa que os matou tinha algo radioativo(ah, vah) que queimou os quatro que saíram primeiroe como os outros, tentaram tiram a roupa que estava sendo queimada. 🙂

          • Yamcha (Vencedor)

            15 de julho de 2012 em 19:55

            dohko e suas teorias de sempre

  14. Julio Júnior

    3 de março de 2012 em 19:43

    tem um erro no post, porque como um cético acredita em UFO’s?

  15. ~~ Ramos~~

    21 de fevereiro de 2012 em 19:36

    é muito interessante mesmo… as pessoas podem especular que foi o frio ou extraterrestres mas o q aconteceu mesmo possivelmente nunca vamos saber..

  16. Haruo Higashi

    12 de janeiro de 2012 em 12:25

    o post e bem antigo,mas vamos la,devido ao frio extremo,a hipotermia ate uma certa temperatura pode causar a impressao de muito calor,soldados que,se nao me engano japoneses ,foram encontrados mortos da mesma forma,semi-nus,nao tem nada de sobrenatural nisso,nem de extraterrestre!as fraturas podem ter sido causadas por quedas,ja q estava muito frio e os corpos congelados

    • Paulo Matheus

      30 de março de 2013 em 10:43

      Causa a impressão de muito calar, em seu comentário não possui exatamente nada concreto. Os corpos foram achados com danos internos e você vem me dizer que isto foi por causa do frio?
      Danos internos( dentro) externos ( fora) entendes?
      Quedas causam danos internos e externos entendes, acha que se fosse algo tão provavel o caso não teria sido resolvido por pessoas mais inteligentes que voce?.

    • Luisa Souza Cruz

      22 de fevereiro de 2012 em 18:10

      Olá, 

      Pode até ser isso, não posso deixar esses fatos de lado. Porém, como pode explicar a presença altamente radioativa nas roupas restantes examinadas dos corpos? Bem, isso eu não sei responder também, mas é de se levar em conta que mesmo que eles tenham tirado as roupas por conta própria pelo calor intenso, provavelmente isso se deu ao incêndio que se formou dentro da barraca do acampamento, então devido às circunstâncias,acho que a Hipotermia não causou a morte desses jovens. Além de tudo, eles estavam corrompidos de dentro para fora, sem nenhum vestígio de agressão física humana. De onde viria força tamanha para, além de destroçar corpos humanos de dentro pra fora, ter radioatividade? Ninguém, nem mesmo os maiores cientistas podem afirmar isso, porém a existência de Extra-Terrestres também não pode ser descartada diante desses fatos. Minha opinião pode não valer nada para você e o mundo, mas sei que levantei estas dúvidas para que, se possível, você ou alguém responda. 

  17. Guilherme Alencar

    5 de setembro de 2011 em 23:17

    Foram os ET’s!!!!!!!!!!!

  18. Diego Mf

    13 de agosto de 2011 em 00:26

    isso  é trabalho para “Sam” e “Dean

  19. Simone Domingos

    10 de agosto de 2011 em 14:18

    Eu acho que tem muita coisa em nosso mundo,talvez criaturas vivendo em lugares pouco visistados por humanos.E quando damos o azar de estarmos nesses lugares nos deparamos com o desconhecido.É muita pretençao acharmos q somos donos do mundo e que dominamos todos os lugares e naturezas.Pesquisas mais detalhadas devem ser feitas.

    • Gabriel Maximiano

      27 de junho de 2012 em 13:36

      nos nao somos donos de nada…o problema e que ser humano acha que e dono nao so do mundo como do universo…nos temos que aceitar que nao somos nada… como falar que estamos sozinhos no universo, por exemplo,se nem conhecemos o universo por completo?
      concordo com voce…
      (legal e ler esse post ouvindo a musica tema de Arquivo X……)

  20. diogo-ferreira1995

    19 de março de 2011 em 19:25

    Ele poderiam ter notado uma avalanche e serem forçados a sairem rapidamente….uma das mulheres poderia ter mordido a lingua…sobre o resto dos fatos ainda me parecem um pouco dificeis de entender.MAS POR FAVOR NÃO INCLUAM O SOBRENATURAL OU UFOS NAS SUAS CONCLUSÕES.Assim nunca conseguiremos uma resposta.

  21. Wellington Elienai

    27 de fevereiro de 2011 em 16:21

    sinistro! fiquei corioso com essa historia,oque sera que deve ter causado tanto estrago? e ainda por cima com danos internos?

  22. RaphaeL

    14 de setembro de 2010 em 22:19

    nossa fiquei mto curioso para saber oq aconteceu com eles,pelo q deu pra intender eq alguma coisa os obrigou a sair e eles fugiram e morreram um atras do outro,bom e pelo fato de não terem marcas de lesões,da-nos a conclusão q foi algo mto forte

    • Anônimo

      14 de janeiro de 2011 em 16:47

      Muito estranho isso,.. estavam todos machucados inferiormente
      sem nenhum dano por fora (ou seja nenhum sinal que sofrem qualquer violencia humana)
      cara que sinistro….queria muito saber o que realmente aconteceu!!

  23. Laerte FA

    13 de setembro de 2010 em 03:04

    É, quem ta na chuva e pra se molhar…

  24. ikki de fenix

    24 de agosto de 2010 em 00:54

    Achei muito interessante.Fico me perguntando,o que será que realmente deve ter acontecido com eles =[
    Irei pesquisar sobre o assunto.

32 Comentários
Topo