O lado negro: Hanako-san, a garota do banheiro

01

O que você lerá a seguir é uma creepypasta, ou seja, uma lenda urbana moderna difundida pela internet, por fóruns, e-mails e redes sociais. Normalmente podem ser fictícias, sem provas ou fontes confiáveis, ficando assim apenas como um conto de terror, mas… e se forem reais?

Para ampliarmos a sensação de suspense inserimos uma trilha para ser tocada acompanhado a leitura. (Não sejam covardes)




Hanako

Hanako-san é uma menina fantasma (adolescente, em algumas versões) que assombra os banheiros das escolas japonesas. Os japoneses a chamam de “Toire no Hanako-san”, que, literalmente, significa “Hanako do banheiro”.
Ela tem cabelo negro e liso, usa uniforme vermelho e seu olhar, segundo contam, é capaz de fazer sangrar até os mais valentes.
Ela habita o terceiro cubículo dos banheiros do terceiro piso; em outras versões da lenda, o quarto cubículo; já que, no Japão, o 4 é considerado um número maldito, por sua semelhança fonética com a palavra “shi” (morte). Seu espírito geralmente está nos banheiros femininos, mas não são poucos os casos de meninos que foram encontrados apavorados, dizendo ter visto a menina em meio ao mau cheiro, umidade e a penumbra, já que ela prefere os banheiros descuidados e pouco iluminados. Os professores se aproveitam do medo que as crianças possuem de Hanako-san, e recomendam aos alunos que mantenham os banheiros limpos.

O risco de encontrar-se com Hanako-san é maior quando se está sozinho, então, nem pense em abrir a terceira ou quarta porta, porque ali morrerá ou encontrará o olhar que rondará seus pesadelos pelo resto de sua vida, pois a entidade fica enfurecida quando alguém invade sua privacidade.
Por outro lado, contam que, se não abrir a porta três ou quatro, mas sente uma presença no banheiro, muito provavelmente se trate de Hanako-san. Existem algumas formas de averiguar: provocando-a, incitando-a a se manifestar, para isso, pode bater na porta três vezes, chama-la pelo nome ou fazer a pergunta-chave: “Hanako, está aí?”. Não é certo que vá lhe responder, mas se o fizer, a maioria das versões contam que ouvirá uma voz baixa e rouca dizendo “Sim, estou aqui.” Uma vez que saiba que a entidade está ali, terá que ter coragem para abrir a porta, uma vez que, estará ainda mais irritada do que nos casos em que abrem sua porta sem ter lhe chamado. Entretanto, se você tem um trabalho escolar em que tenha tirado nota máxima, pode ficar tranquilo, pois se diz que Hanako-san se acalma e desaparece quando vê que você é um bom estudante.

Mas, qual seria a origem de Hanako-san, e desde quando se começou a falar sobre ela?
A verdade é que essa menina fantasma está na boca dos japoneses desde a década de 80, quando emergiu como lenda da cultura popular urbana. Contudo, há quem diga que já nos anos 50 se falava de Hanako-san, ainda que bem menos.
Quanto à sua origem, são contadas as seguintes versões:
- Durante a Segunda Guerra Mundial, Hanako-san estava brincando escondida, quando ela e os demais alunos foram surpreendidos por um alarme de bombardeio. Ela se escondeu no banheiro e ali morreu, quando as bombas inimigas a transformaram em pedaços.
- O pai de Hanako-san era um sujeito abusivo, violento, pervertido e louco, que, certo dia, perseguiu a menina enfurecido, afogando-a em uma privada do banheiro.

- Hanako-san morreu em um acidente. Algumas versões (em Fukushima) dizem que ela caiu da janela da biblioteca da escola; outras, mais coerentes, dizem que caiu da janela do banheiro.
- Parecida com a do pai, uma versão conta que a mãe de Hanako tinha problemas mentais e estava perdendo progressivamente a razão, até que um dia, quis matar a própria filha, tendo executado o ato em um banheiro em que a menina estava escondida.

- A mais sinistra das versões, conta que a escola (provavelmente um internato) de Hanako era uma área arborizada e a menina havia saído para um passeio entre as árvores. De repente, ela sente uma presença e percebe um homem com um machado na mão, olhando para ela de forma perversa. Hanako se assustou e correu de volta para a escola, que parecia estar vazia, escondendo-se em um salão, abaixada. Escutando os passos ameaçadores do homem e já com muito medo, ela correu para o banheiro, trancando-se no quarto cubículo. Porém, o homem escutou o ruído da porta e foi até onde ela se escondia, ao chegar, disse em voz alta “Hanako-san asobimashou!” (Vamos brincar, Hanako!) e então, começou a fingir que a procurava, até que chegou em seu cubículo, destroçou a porta e despedaçou Hanako com o machado.
- Por último, alguns creem que Hanako se suicidou no banheiro, coisa que é bem coerente, visto que o Japão possui um dos maiores índices de suicídios, incluindo casos de adolescentes e crianças, os quais, algumas vezes se matam pela pressão social em torno da obtenção de boas notas, tais como as que fazem com que Hanako desapareça. Será coincidência?

Fatos sobre Hanako-san:
- Hanako-san é um dos personagens principais do mangá “Hanako-san and the Teller of Alegory”

Tá vendo a menina de saia vermelha? É ela.

- Hanako-san inspirou dois filmes: Hanako (1995) e Shinsei toire no Hanako-san (1998).

Shinsei toire no Hanako-san, 1998

Hanako, 1995

Ela inspirou a animação Toilet no Hanako-San (1996)

- Inspirou o desenho animado “Here comes Hanako” que foi ao ar de agosto de 1994 a dezembro de 1995.

Inspirou o game “Scary School Rumors: Hanako-san has come!”

- No Episódio 10 do anime “Kimi to Boku”, Chizuru Tachibana se veste como Hanako-san para a Casa Assombrada de sua turma no festival da escola.

- No episódio 2 do anime “Da Capo II”, Hanako-san é mencionada como um espírito que assombra banheiros femininos.

- Faz aparições no anime “Gakkou no Kowai”, mais precisamente no ep. 01 - O Espírito do mal, ep. 02 - Papel vermelho ou papel azul e ep. 13 - A maldição do retrato.

Reaja! Comente!
  1. Lobinhaw

    17 de setembro de 2013 em 10:50

    Achei ela fofinha -w- mas parece o ibrido da loira do banhero com a Samara

  2. Ryoko Ling

    13 de julho de 2013 em 12:15

    Hanako-san: uma inspiração para a cultura japonesa.

  3. Eduardo Freitas

    7 de julho de 2013 em 22:10

    impressão minha ou essa musica para acompanhar é do bleach

    • Kelly Costa

      15 de julho de 2013 em 22:48

      É de Bleach sim *–*

  4. Tomás do Amaral

    6 de julho de 2013 em 23:44

    Musica do Bleach *o*

    • Kurosaki San

      7 de julho de 2013 em 20:12

      Eu tava esperando alguém perceber PSKAOPSKPAOSKOPAKSOPAKSOPAKS

    • Lucas Silva

      7 de julho de 2013 em 16:03

      Também reconheci,se não me engano é a “Nothing Can Be Explained”,música-tema do Tio Zangetsu

    • Adriano Hidden®

      7 de julho de 2013 em 00:01

      depois que vc falou fui conferir pela primeira vez e é mesmo a musica do Bleach…
      chorei aqui

  5. Lucas Rodrigues

    6 de julho de 2013 em 14:37

    Bem parecida com a lenda da loira do banheiro, mas nunca tinha ouvido falar dessa Hanako-San, gostei da creppy, não assustou muito mas é legal 🙂

  6. Wagner

    6 de julho de 2013 em 14:37

    Eu lembro da Hanako nos episódios de Gakkou no Kaidan, que passava na Cartoon antiga como “Histórias de Fantasmas” que por sinal era muito foda.
    E coincidentemente ou não, aparece nos episódios de mesmos números e nomes dos que foram citados no post…

    • Um Nome Maneiro

      8 de julho de 2013 em 19:54

      É o mesmo anime, só que erraram o nome ali no texto

  7. Sabrina

    6 de julho de 2013 em 14:05

    Já tinha lido sobre a Hanako, mas já tinha bastante tempo. Uma lenda até que bem bolada, rs.

  8. Haga Ron

    6 de julho de 2013 em 13:50

    procurei agora o manga Hanako and the teller of allegory, e a hanako não é a de saia vermelha, e sim a menina com cabelo grande fundo ….

  9. Bernardo

    6 de julho de 2013 em 11:03

    O que esses caras que criam essas lendas têm com banheiros? Algum fetiche? Tá louco, sempre é em um banheiro que o bicho pega.

  10. Dark J

    6 de julho de 2013 em 09:28

    Luigi’s Mansion: Hanako-san search

  11. kurama yoko

    6 de julho de 2013 em 09:02

    Acho que é para ter medo mesmo de banheiros públicos, principalmente os masculinos com ou sem fantasmas

    • Karkat Vantas

      6 de julho de 2013 em 14:11

      principalmente quando não da pra usar os mictorios e-e

  12. el chupacabra

    6 de julho de 2013 em 08:22

    alguem de vcs deu vontade de ir ao banheiro depois de ler essa creepy

  13. Rodrigo'o Izanagi

    6 de julho de 2013 em 04:55

    Na imagem 6 Hanako-san é a garota de shorts com o computador, a de saia vermelha junto do Detetive de alegorias é a garota do primeiro caso e que vira a segunda parceira dele, sendo Hanako-san a primeira. Esse mangá é muito bom, vale a pena conferir. A unica coisa chata é que muito curto.

    • Watanuki Kimihiro

      6 de julho de 2013 em 12:03

      Akira é um dos melhores mangás que já inventaram e tem 6 volumes, Ghost In The Shell tem 1, Astroboy tem 3, Afro Samurai 2, RG VEDA 10, tem muitos mangás cursos que são ótimos.

      • Rodrigo'o Izanagi

        8 de julho de 2013 em 21:08

        Verdade, mas é só que como esse mangá é de contos e lendas seria legal se fosse maior. Ainda mais que é no estilo “monstro da semana” no começo.

  14. Marcos Gonçalves

    6 de julho de 2013 em 01:35

    o nome do anime ta errado e gakkou no kaidan, e nao gakkou no kowai

  15. Super

    5 de julho de 2013 em 22:49

    Acabei Hunter x hunter..

    • Watanuki Kimihiro

      6 de julho de 2013 em 12:01

      Mangá ou Anime, o remake do anime ainda ta em produção

      • Kuzan

        6 de julho de 2013 em 18:32

        eu vi o remake ja ta daora as quimeras e tals

      • Super

        6 de julho de 2013 em 12:24

        mangá..

        • Jaque-chan

          6 de julho de 2013 em 15:58

          Agora faz como eu: procura perguntas no yahoo e responde mandando spoiler. KKkkk
          Fizeram uma pergunta reclamando q passaram spoiler pra ele, aí eu passei spoiler sobre todo o anime.

    • Lucas

      5 de julho de 2013 em 23:04

      Legal cara….

  16. nathália Rodrigues

    5 de julho de 2013 em 22:49

    nunca confiei em banheiros escolares. -.-

    • Jaque-chan

      6 de julho de 2013 em 15:57

      Tbm nunca confiei em banheiros escolares, mas uma semana por mês sou obrigada a ir né… =/
      E os banheiros da minha nova escola são limpos. ;D
      Mas msm assim nunca mais entro no 3º nem o 4º cubículo… ‘-‘
      Medo…………………

      • Letícia Lage

        9 de julho de 2013 em 15:39

        a minha escola tem dois andares, e os banheiros são limpos ‘.’
        eu entrava no quarto cubiculo qnd eu era mais nova XD
        agr eu prefiro o ultimo…

    • Eric Matheus

      5 de julho de 2013 em 22:51

      Não reclame de seu banheiro mocinha, eu tenho que me trocar pra aula de educação fisica em cima da porta do banheiro, porque o chão ta cheio de…. ixi vei :l digamos que ”fluidos corporais”

      • nathália Rodrigues

        5 de julho de 2013 em 22:58

        na verdade eu não sei em que estado ta o banheiro da minha escola ja que eu estudo lá a 7 anos e só fui lá uma vez ( eu vou com a roupa de ed.fisica por baixo da farda).

        • Eric Matheus

          5 de julho de 2013 em 23:26

          Espertinha hehehe

          • Deus

            6 de julho de 2013 em 11:52

            Eu já vou vestindo a farda da educação física!

  17. Eric Matheus

    5 de julho de 2013 em 22:48

    Gostei a historia, e gostei da musica.
    Esse post tem me selo de qualidade.
    Folclore Japones é muito bom cara, alguem sabe de um filme de animação sobre isso ?
    N VALE A VIAGEM DE XHIRIRO(NEM SEI ESCREVER)

  18. Nêmesis chapado de maconha e cheirado de cocaína

    5 de julho de 2013 em 22:45

    Conheço uma japa que fica direto aqui no minilua aterrorizando os usuários.
    O lado negro: Tachibana Kanade

    • Nêmesis chapado de maconha e cheirado de cocaína

      6 de julho de 2013 em 19:07

      Tô sendo gentil…

  19. Hawk

    5 de julho de 2013 em 22:40

    Pow a loira do banheiro versão japonesa ? KSAOSOAKS

    • Li Syaoran

      6 de julho de 2013 em 10:16

      Se eu não me engano a loira do banheiro ocidental é que foi inspirada na Hanako-san.

  20. CondD

    5 de julho de 2013 em 22:25

    Achei isso aqui enquanto olhava no google images kkkkkkkkkkkk
    [img]http://celsoannes.com.br/wp-content/uploads/2013/05/13-gif_prank_2.gif[/img]

    • Maria Ottes

      6 de julho de 2013 em 17:00

      caraca manooooooo tava vendo os comentario cara que susto meu

    • Lucas Rodrigues

      6 de julho de 2013 em 14:35

      Se fosse comigo eu me cagava de medo kkkkkkkkkkkkk até porque isso aí um banheiro mesmo kkkkkkkkkk

    • Li Syaoran

      6 de julho de 2013 em 10:14

      O cara deve ter cagado o coração kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Fionna

      6 de julho de 2013 em 09:09

      Carvalho, até eu me assustei.

      • Jaque-chan

        6 de julho de 2013 em 15:53

        Eu tbm. KKKKKKKKKKKKKKKK

  21. CondD

    5 de julho de 2013 em 22:18

    A lenda até que é legal, mas sempre ouço falar em fantasmas que assombram banheiros de escola… estou pensando sériamente em parar de fazer necessidades e de tomar banho…

  22. Estudante

    5 de julho de 2013 em 21:58

    [img]http://luadesangue.com/wp-content/uploads/media/imagens/lamp.png[/img]
    O lado negro: Pedro Estrella,o garoto no banheiro
    [img]http://img17.imageshack.us/img17/1200/h74l.png[/img]

    • Lucas

      6 de julho de 2013 em 00:39

      Isso era pra ser engraçado? .-.

      • Estudante

        6 de julho de 2013 em 01:55

        O que era pra ser engraçado?

51 Comentários
Topo