A Guerra do Vietnã e o terrível Agente Laranja

Em 1950, o mundo ainda vivia as repercussões da Segunda Guerra Mundial. Dois poderes tentavam assumir a liderança cultural e econômica de nosso planeta e no meio disso um pequeno país em conflito ia ser palco de uma das mais desleais e desumanas guerras da história.




A guerra

Vietnam_War01_full

Logo após o fim da grande guerra, os EUA e os aliados representavam o mundo capitalista e seus ideais. Do outro lado estava a União Soviética e a China, que representavam os comunistas, apoiando diversos países em sua luta por essa forma de estado.

Em 1950, o primeiro passo que desencadearia a guerra do Vietnã ocorreu, quando a China e Rússia apoiaram a criação da República Democrática do Vietnã, um estado comunista. Do outro lado, os EUA apoiaram a Indochina. Essas tensões começaram a aumentar.

Com guerras a volta e capitalistas e comunista financiando tudo isso, surgiu uma divisão no Vietnã. O norte se tornou comunista e o sul capitalista. Durante anos, a luta foi financiada por todos, mas ninguém parecia muito disposto a invadir o país para tomar as rédeas da situação.

Foi então que Kennedy assumiu o governo americano, com um plano audacioso para ultrapassar a Rússia em todos os ramos possíveis. Com isso na cabeça, os americanos iniciaram diversas ofensivas, tanto tecnológicas quanto armamentistas.

Em agosto de 1964, os EUA entraram na guerra para valer, quando seu destroier começou a atacar barcos do Vietnã do norte. Uma aliança capitalista se formou e uma das mais temidas e covardes armas do mundo foi desenvolvida.




Agente laranja

agent_orange(1)

Como todo mundo bem sabe, a guerra por terra não foi muito boa para os EUA. O Vietcongs eram especialistas na mata e mesmo com armas piores, eram capazes de usar paciência e estratégia, subjugando os soldados americanos. Além disso, eles criaram um sistema de túneis, onde andavam por baixo da floresta, permitindo a movimentação de armamento e alimentos livremente. Isso os transformou em uma potência quase invencível por técnicas normais, porém eles não estavam preparados para enfrentar o terror da guerra química.

A arma criada pelos EUA e pela Inglaterra era um herbicida, que misturava uma substância chamada 2,4-D e 2,4,5-T. Essas duas substâncias são extremamente perigosas e quando unidas geram algo inacreditável.

Entre 61 e 71, os americanos despejaram 80 milhões de litros desse veneno nas florestas do Vietnã, na tentativa de destruí-las, além de acabar com os alimentos dos inimigos, mas o grande poder desse ataque ia muito além das plantas e chegava aos seres humanos.

A mistura de substâncias gerou algo chamado agente laranja que é um dos venenos mais tóxicos existentes no mundo, principalmente pelo fato dele conter dioxina tetraclorodibenzodioxina, que é altamente cancerígena.

Agent-Orange-dioxin-skin-damage-Vietnam

Somente no período da guerra, 4,8 milhões de pessoas foram expostas a esse veneno mortal, porém o pior ainda estava por vir. Essa substância tem a capacidade de atacar a formação de fetos, ou seja, as crianças que nasceram de pais que viviam na época do derramamento do agente laranja são problemáticas. Muitas nem nascem, outras nascem com diversos defeitos, que vão desde demência, até problemas físicos dos mais variados, câncer e assim por diante.

agentorange-bw34

17% das florestas vietnamitas foram afetadas, destruindo todo o ecossistema, pois os animais morreram. Até mesmo soldados americanos, que apenas guardavam a substância, sofreram com doenças graves derivadas do agente laranja e diversos processos foram feitos contra as produtoras do veneno.

16GAMG.AuSt.91

Até hoje, o governo americano jamais assumiu as responsabilidades por esses crimes graves e não é incomum encontrar no Vietnã pessoas com problemas derivados desses ataques absurdos.

Agent-orange-dead-deformed-babies




ao2

Reaja! Comente!
  1. Cassio Jorge

    5 de dezembro de 2014 em 06:00

    É inacreditável que um pais que diz ter derrubado o mostro maquina nazista, tem em suas historias atrocidades tao grande ou igual a eles. E o resto do mundo fecha os olhos e creem no sonho americano….Desde as bombas atômicas ate guerra do Iraque…Quem e realmente o mostro? Chegara um ponto na historia onde EUA só terá inimigos pelo mundo inteiro…

  2. Android

    18 de outubro de 2014 em 14:44

    Ai vem alguns pseudo-moralistas e começam a falar: EUA é isso, EUA é aquilo, brasileiro puxa saco de americano (apesar de que eu concordo com isso), mais esquecem que em uma guerra não existe vilão e herói.
    Em uma guerra tanto os EUA quanto qualquer outro país está pouco se lixando com o adversário! Ou vocês acham que se o Brasil entrasse em uma guerra (se tivesse condição pra tal) o governo iria se importar com o adversário?! “A não isso aqui vai causar muitos estragos neles, vamos jogar uma coisa mais fraca…” Acordem, e não me venham com a velha história de: e se fosse sua família, pq eu tenho bastante consciência de que se tiver uma guerra todo mundo vai pra merda! Inclusive eu!
    Guerra é guerra. Em uma guerra a última coisa que importa é o ser humano e infelizmente a natureza que não tem nada a ver com isso.
    Essa é a minha opinião, concorde ou discorde quem quiser.

  3. Vinicius de Oliveira

    17 de outubro de 2014 em 08:58

    malditos americanos

  4. Silvano Silva

    16 de outubro de 2014 em 22:52

    TEM ALGUM FILME CONTANDO A VERSÃO DOS VIETNAMITAS ?
    Porque nos cinemas os americanos sempre são vistos como heróis.

    • Felipe Bleichvel

      16 de outubro de 2014 em 23:08

      é verdade.
      mas garanto q n tem um filme não…
      esse é um tema delicado, e como acontece com todas as coisas “delicadas” na sociedade, elas ficam obscuras, sendo q um filme realmente honesto, só poderia ser feito pelos próprios vietnamitas, ou talvez não.. nunca estive no viatnã, pra saber do caracter deles, ou seja, se eles iriam aumentar a história pro lado deles, ou até mesmo censura-la.. é… um filme descente é improvável.
      E mesmo q eles fossem um povo com ambiguidade referente à própria história, e n tivessem censura ( kkkkk impossível). Seria d+ pedir um filme deles… além de todos no país estarem fudídos e tristes economicamente, de lá tá uma m3rda geral… o filme nunca iria vender dentro do país…… por q.. me diga: q graça tem ir no cinema assistir sobre uma tristeza, q vc vive todo dia ao vivo? só tem graça, quando esse tipo de coisa já virou história… o maximo q iria acontecer, é eles ficarem + tristes ainda dpois de assisitr

  5. Felipe Bleichvel

    16 de outubro de 2014 em 22:48

    [img]http://luadesangue.com/wp-content/uploads/2014/10/Vietnam_War01_full.jpg[/img]
    Essa imagem tá no meu livro de história. Acho q vi ela no bimestre passado.
    A legenda dizia algo como (preguiça de olhar..):
    “crianças correm após a explosão de uma bomba (tinha alguns dados sobre quem atacou, onde foi).., e no centro, menina vietnamita de 9 anos, nua, grita de desespero pelas queimaduras de terceiro grau em metade de seu corpo.
    depois de dezesseis cirurgias, ela sobreviveu…”
    Não existe explicação pra o por que dessa complexidade do ser humano ainda… pra todas as faces q apresentamos, pra todos os nossos comportamentos sociais, pra razões de de agirmos como ser humanos.. as imensas quantidades de informação q analisamos… as teorias q há anos filosofos, sociologos matemáticos… e a civilização em geral vem criado, só servem pra explicar PEQUENAS partes desse todo, e encaixar isso, e descobrir o “por que” de tudo, ainda está longe de acontecer.
    Eu, você, todos nós… somos algo desconhecido. O ser humano ainda é um mistério.
    E o + engraçado: somos um mistério, q tenta desvendar mistérios, sem nem mesmo conhecer nós mesmos. E tem gente q insiste em apresentar provas q Deus n existe. O q é + estupido ainda… por q Deus n é algo pra se acreditar ou provar, ele é algo q vc SENTE. Eu sinto Deus. Se você é religioso, e n sente (e sua fé consiste em apenas acreditar, q é algo extremamente vago) é por q tem uma religião apenas pelos estereótipos e preceitos q seus pais passaram pra vc, não passando de um Ateu, só q não assumido.
    putz escrevi d+, e dnovo, mudei de assunto do nada, malz aeee, autorizo quem leu tudo á me xingar por isso !! e juro q n vou reclamar, e nem responder.

  6. Felipe Bleichvel

    16 de outubro de 2014 em 22:20

    ah sim… vou dar ctrl C ctrl V num comentário, q fiz sobre isso, num post q n tinha nada à ver com o assunto (pra variar)
    prepotência dos EUA, é uma consequência duma sociedade, onde o valor das pessoas é definido pelo seu dinheiro, e sua importância, pelo salário q ganham; esse é um dos núcleos do sistema capitalista (n q eu apoie o socialismo, já q ele é um atentado a democracia..). Então, quando digo “consequência”, é porque não é os EUA q o problema… na verdade, qualquer outro país, quando se torna uma potência mundial num sistema capitalista, acaba adquirindo essa arrogância. O Brasil, Chile, Inglaterra… qualquer um, se fosse intitulado o mais rico (e importante) se acharia no direito de se sentir “soberbo” em relação aos outros, contaminando sua população com isso também. Se fosse os brasileiros os + ricos… tenho certeza q iriamos fazer [email protected] parecidas
    mas mesmo assim… se os EUA invadisse o Brasil e tomasse a amazônia como seu território (como dizia alguns boatos, tempo atrás),
    a primeira coisa q eu faria, seria me mudar para a amazônia.
    pq… morar nos EUA tem suas vantagens.

    • chapolim do mal

      16 de outubro de 2014 em 22:45

      Eu gostaria de saber o que vc acha da meritocracia?

      • Felipe Bleichvel

        16 de outubro de 2014 em 22:55

        “é facilmente burlada.”
        se o minilua fazer uma matéria sobre isso, juro q escrevo mais 😀

  7. Evandro Moreira Dos Santos

    16 de outubro de 2014 em 14:55

    Alguns brasileiros gostam de puxar o saco dos americanos.

  8. Paulo Lima

    16 de outubro de 2014 em 13:14

    Americanos são os maiores assassinos que o mundo já conheceu, eles ainda acham que são os responsáveis por manter a ordem mundial. e antes de criticar a minha opinião saiba que a sua não me interessa.

  9. André Luís

    16 de outubro de 2014 em 11:37

    isso ai, continuemos a “vangloriar” os EUA…adoramos criticar Hitler e a Alemanha nazista, mas não lembramos do q os EUA fizeram…

  10. Ruth Borges

    16 de outubro de 2014 em 09:55

    putz véy, vou ficar com isso na cabeça por um bom tempo..
    é nessas horas que a gente se toca que Deus é apenas cultural.

    [img]http://luadesangue.com/wp-content/uploads/2014/10/Agent-orange-dead-deformed-babies-600×431.jpg[/img]
    essa imagem foi uma das que achei mais chocante.

    • Adriano Saadeh

      17 de outubro de 2014 em 07:33

      fortes mesmo

    • André Luís

      16 de outubro de 2014 em 11:35

      kkkkkk e ainda dizem q os religiosos q tem a mente pequena…um cara chega no meio da rua e te da um tiro, ai a culpa é de Deus? ai Deus é apenas cultural pq não t salvo?
      indiferente de vc acreditar ou não, Deus (ou quem quer q seja) nos deu o LIVRE ARBÍTRIO !!! o ser humano fz essas coisas pq é idiota msm…e ainda nos consideramos “superiores” aos demais seres vivos…
      a imagem é realmente chocante…mas é como diz no filme “eu sou a lenda”, “Deus não tem nd ha v com isso”
      abç.

      • chapolim do mal

        16 de outubro de 2014 em 11:51

        Deus nos deu livre arbítrio pq ele gosta de ver o circo pegar fogo só pode, se ele é onipotente ele deveria saber o que aconteceria, então se ele existir é culpa dele sim.

        • Felipe Bleichvel

          16 de outubro de 2014 em 23:21

          nossa… quer mandar em Deus é? kkkk
          e ainda se acha + prudente, e inteligente q ele.
          garanto q se acha um “deus” tbm.
          Desculpa se interpretei errado o q que você quis passar com o q escreveu +… ficou um pouco prepotente isso aí.
          e eu fui um pouco debochado +… é a vida ^^

        • André Luís

          16 de outubro de 2014 em 11:53

          infelizmente…culpa dele existir pessoas como vc…vai estudar um pouco mais…qualquer um pode culpar os outros, mas argumentos q é bom… kkkkkkkkk pena.

          • chapolim do mal

            16 de outubro de 2014 em 11:59

            kkkkkkkkkkkkk olha o argumento que ela usa contra mim, vá estudar mais, vc acabou de invocar a
            [img]http://http://www.aconversa.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Luciana.jpg[/img]
            E eu culpo os outros, quando o outro é o dito deus que deixa as pessoas se matarem por gostar demais delas

            • Vinicius de Oliveira

              17 de outubro de 2014 em 09:11

              voce vai ro inferno

  11. Luís Felipe

    16 de outubro de 2014 em 00:49

    “Entre 61 e 71, os americanos despejaram 80 milhões desse veneno nas florestas do Vietnã, ”
    80 milhões de:
    a) Litros
    b) Quilos
    c) Barris
    d) Pokebolas(?)

    • Cassio Jorge

      5 de dezembro de 2014 em 06:03

      N importa…se foi litros, quilos..etc…só importa o fato disso ter matado e mata ate hoje gente por causa ideais conflituosos de lideres de nação …os caras …que se acham o dono do mundo.

    • Anna Santos

      23 de outubro de 2014 em 21:31

      Pokebolas kra, acho q foram pokebolas e.e

    • Diego Martins

      16 de outubro de 2014 em 10:19

      Corrigido.

    • Mutley

      16 de outubro de 2014 em 06:31

      a) Litros

    • Terrorista

      16 de outubro de 2014 em 02:48

      5) de venenos

      • Luís Felipe

        16 de outubro de 2014 em 15:33

        a b c d 5
        Legal sua logica…

  12. Anderson Alves

    15 de outubro de 2014 em 23:57

    da vontade de exterminar os EUA como um parasita insignificante

    • chapolim do mal

      16 de outubro de 2014 em 11:49

      Sem os que você chama de parasita, vc não estaria no seu pc ou aparelho portátil digitando merda pelos dedos então se feche.

    • ultramen Tiga

      16 de outubro de 2014 em 10:12

      claro, claro seu preconceito é tão idiota quanto o racismo contra negros.

    • Ricardo Moura

      16 de outubro de 2014 em 08:05

      U

  13. André Silva

    15 de outubro de 2014 em 23:15

    Minha nossa, essas imagens são chocantes!!

  14. Terrorista

    15 de outubro de 2014 em 23:09

    Daí né, uma vez eu tinha uma namorada, daquelas bem potente, da chevrolet, cês tão ligado né sô?
    Daí fi, eu levei ela pra toma um sorvete: ” ow zé bora capota uns trêm lá em minas gerais” –Ow moro em minas gerais não sô, eu gosto é de guerra.
    Daí nós fomos andando e chegamos num canto cheio de mato e selva assim, fraga? –Tinha umas crianças assim tipo com problema nos cromossomos, tavam com a cara toda cromada — Deu eu virei assim: –Ow, amor chupa esse picolé de Napalm aqui.
    Daí fi, chego uns cara lokão com umas foice dando martelada e virou pra mim assim: ” BEM VIMDO AO VIETNAM! ”
    Caralho fi, eu tava doido demais sô, cês não têm noção do tchacoblaster que foi a parada fi. Daí né fey, chego os caras assim maior de boa, falou pra nóis lá: ” ow ces n pode fica ai n sô, aqui é terra de punqui, todo mundo aqui gosta de pixa Azinho na parede com círculo. ” — Vocês acham que eu vou me render pro sistema capitalista? Vou não véi!
    Daí eu virei preles assim: –Cês sabe porque eu odeio a humanidade? –Sei não senhor. –Eu odeio a humanidade porque eu não transo fi.
    Vlw aí, eu espero que todo mundo ria muito e dê likes no meu MDS pra mim poder ir pro comentário, porque assim a gente vai poder eternizar esse momento, rindo com Deus e odiando tudo, enquanto a gente toma uns remédio pra fica lokão.
    Eu vou nessa com meu saco!

    • Matheus Seth

      4 de novembro de 2014 em 21:56

      lixo, perdeu seu tempo

    • Felipe Bleichvel

      16 de outubro de 2014 em 23:28

      n entendi poha nenhuma disso ae.
      e n foi o sotaque q me impediu (ele até q ficou bom), foi a sequencia de acontecimentos, e o seu propósito q ficaram extremamente confusos. Parece até q bebeu mesmo kk
      se tiver tempo, me explica aí, quem sabe te do like kkk

    • Kuzan

      16 de outubro de 2014 em 08:26

      Vai pra casa que você bebeu muito.

    • Luís Felipe

      16 de outubro de 2014 em 00:41

      Sotaque irritante daquele cara. Pior q eu li com a voz dele na kbça.

      • Terrorista

        16 de outubro de 2014 em 15:20

        irritante é sua vida.

  15. Terrorista

    15 de outubro de 2014 em 22:46

    Já sabia disso daí. Vou dar laike no post só pra incentivar mesmo. 😉

    • Felipe Bleichvel

      16 de outubro de 2014 em 23:29

      somos 2…

  16. Jeff Dantas

    15 de outubro de 2014 em 22:37

    É, e ainda sim, não aprendemos nada com o passado…http://luadesangue.com/wp-content/uploads/2014/10/ao2.jpg

  17. cara anonimo

    15 de outubro de 2014 em 22:21

    Quando vi que o post, achei que não era assustador… bem, não é assustador e sim muito triste :/

    • Adriano Saadeh

      17 de outubro de 2014 em 07:31

      Muito cara, o pessoal costuma repudiar atos hediondos que ocorreram na Idade Média, culpando entidades e sistemas, mas e quanto a isso? E quanto ao regime nazista? Não faz nem 100 anos que ocorreram…

    • cara anonimo

      16 de outubro de 2014 em 20:31

      Desculpe o erro de português.

45 Comentários
Topo