Fatos assustadores e surpreendentes sobre a paralisia do sono

A paralisia do sono é uma condição muito estranha em que você sente que está acordado, mas não consegue se mover. Isso acontece quando você está entre as fases de despertar e dormir, e existem pessoas que descrevem esta experiência como estar acordado num pesadelo horripilante.

Se você é uma pessoa sortuda que nunca experimentou a paralisia do sono, você definitivamente não faz ideia de como este distúrbio pode ser assustador. Porém, você pode já ter se perguntado: será que a paralisia do sono é algo recente? A resposta é não. Mitos e lendas sobre paralisia do sono existem há vários séculos em todo o globo e os sintomas da paralisia do sono foram descritos de várias maneiras e muitas vezes atribuídos a uma presença maligna. Quase todas as culturas ao longo da história tinham histórias de criaturas do mal sombrias que aterrorizavam os seres humanos à noite.

Por vários anos já tentaram logicamente explicar esse fenômeno misterioso e os sentimentos que acompanham este terror, mas a maioria das tentativas não obteve sucesso, restando somente atribuir o feito a algo sobrenatural. Só recentemente a ciência começou a examinar mais de perto as causas e as interpretações da paralisia do sono do ponto de vista científico e cultural.

Então o que acha? Quer saber mais sobre este distúrbio bizarro e assustador, mas em última análise, inofensivo? Se a resposta for sim, então confira estes fatos assustadores e surpreendentes sobre paralisia do sono.
Boa leitura!




A Paralisia do sono é uma sensação de estar consciente, mas incapaz de se mover. Ocorre quando uma pessoa passa entre as fases de despertar e dormir. Durante essas transições, você pode ser incapaz de se mover ou falar por alguns segundos ou até mesmo alguns minutos.

25 w




Muitas pessoas que já sofreram este distúrbio descrevem a paralisia do sono como se eles estivessem despertando dos mortos. Eles dizem que sua mente acorda mas seu corpo não, então você se sente preso dentro do seu corpo e incapaz de se mover.

24 commons.wikimedia.org




De acordo com a ciência, existem dois tipos de paralisia do sono: a paralisia do sono isolada, ou ISP, onde a pessoa experimentará a paralisia do sono uma ou duas vezes em sua vida e paralisia do sono isolada recorrente ou RISP, onde uma pessoa vai experimentá-la várias vezes durante sua vida.

23 w




RISP é mais intensa pois pode durar até uma hora e pode ser acompanhada por uma experiência fora do corpo.

22 w




A maioria das pessoas que sofrem com paralisia do sono afirmaram que sentem como se algo ou alguém estivesse no quarto com eles (durante um episódio), ou dizem ter visto ou escutado alguém mesmo sem ter aberto os olhos

21 flickr Anne Worner




A paralisia do sono é duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres.

20 commons.wikimedia.org




Um estudo feito em 1999, na Alemanha, indicou que a desordem está frequentemente associada a um distúrbio mental.

19 w




Quando a paralisia do sono ocorre você pode ser capaz de mover os dedos dos pés ou fazer expressões faciais, mas você não pode acordar totalmente e infelizmente terá que esperar para despertar.

18 pixabay




Muitas pessoas erroneamente confundem a paralisia do sono com pesadelos quando na realidade eles são completamente diferentes um do outro.

17 w




Uma teoria sobre paralisia do sono sugere que o fenômeno é o resultado de uma perturbação do sono REM onde o corpo fica em um estado de atonia muscular, impedindo a pessoa de agir fora de seus sonhos.

16 pixabay




A paralisia do sono tende a aparecer primeiro durante a adolescência e acontece com mais freqüência entre os vinte e trinta anos. Ela raramente continua após esse período, mas ainda pode ocorrer.

15 w




A ciência sugere que a paralisia do sono pode ser um sinal de um distúrbio do sono mais perigoso: a narcolepsia (uma doença neurológica crônica envolvendo a perda da capacidade do cérebro de regular normalmente os ciclos de sono-vigília).

14 w




O especialista em sonhos Robert Moss relatou sua experiência incomum com a paralisia do sono: na ocasião, uma bruxa apareceu-lhe durante o seu sono, impedindo ele de se mover.

13 w




Muitos estudos têm mostrado que privação de sono e a exaustão podem "ajudar" você a experimentar a paralisia do sono entre outros distúrbios do sono.

12 flickr Jessica Cross




Não existe dúvidas de que um episódio de paralisia do sono para a maioria das pessoas é uma experiência aterradora e extremamente negativa; no entanto, existem algumas pessoas que descreveram a sensação como sendo muito agradável e divertida.

11 w




A ciência diz que: não importa o grau da sua experiência com a paralisia do sono, ela não é perigosa e não pode matá-lo. Não causa danos físicos e não existe nenhuma morte clínica conhecida até os dias de hoje.

10 commons.wikimedia.org




O estresse, a depressão, certos medicamentos de prescrição, e mais recentemente, um gene herdado, têm sido associado com a paralisia do sono, mas ainda não sabemos de nenhuma causa definitiva.

9 pixabay




Diversos estudos mostraram que, quando você dorme de costas, está mais propenso a experimentar a paralisia do sono.

8 w




Os usuários de medicamentos ansiolíticos (medicamentos para controlar a ansiedade), tem quase cinco vezes mais chances de experimentar o distúrbio.

7 w




Kurt Cobain uma vez alegou que sofreu de paralisia do sono e narcolepsia.

6 w




Os primeiros casos registrados de paralisia do sono podem ser encontrados em textos médicos persas, no século X. Porém, a primeira observação clínica foi relatada por um médico holandês em 1664, que diagnosticou uma mulher de 50 anos com "pesadelos" causado por demônios ou possessão.

5 w




Alguns céticos também sugerem que a paralisia do sono e as alucinações que a acompanham, que normalmente são de narrativas culturais, poderiam demonstrar a sensação de como é ter um demônio sentado no seu peito ou como seria uma visão"religiosa".

4 w




O quadro "The Nightmare" do pintor suíço Henry Fuseli foi inspirado pelo crescente interesse na paralisia do sono entre os médicos na época. O pequeno monstro assustador representa a sensação de pressão no peito frequentemente mencionado como um sintoma.

3 w




De acordo com um estudo de 2005, publicado na Biblioteca Nacional de Medicina no National Institutes of Health, alguns cientistas especulam que a paralisia do sono é a razão pela qual alguns indivíduos acreditam terem sido raptados por alienígenas que aparentemente se materializaram em seu quarto apesar das portas e janelas estarem bloqueadas.

2 pixabay

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Receba as atualizações por e-mail!

É gratuito e sem SPAM
Reaja! Comente!
Topo