Fatos assustadores e surpreendentes sobre a paralisia do sono

A paralisia do sono é uma condição muito estranha em que você sente que está acordado, mas não consegue se mover. Isso acontece quando você está entre as fases de despertar e dormir, e existem pessoas que descrevem esta experiência como estar acordado num pesadelo horripilante.

Se você é uma pessoa sortuda que nunca experimentou a paralisia do sono, você definitivamente não faz ideia de como este distúrbio pode ser assustador. Porém, você pode já ter se perguntado: será que a paralisia do sono é algo recente? A resposta é não. Mitos e lendas sobre paralisia do sono existem há vários séculos em todo o globo e os sintomas da paralisia do sono foram descritos de várias maneiras e muitas vezes atribuídos a uma presença maligna. Quase todas as culturas ao longo da história tinham histórias de criaturas do mal sombrias que aterrorizavam os seres humanos à noite.

Por vários anos já tentaram logicamente explicar esse fenômeno misterioso e os sentimentos que acompanham este terror, mas a maioria das tentativas não obteve sucesso, restando somente atribuir o feito a algo sobrenatural. Só recentemente a ciência começou a examinar mais de perto as causas e as interpretações da paralisia do sono do ponto de vista científico e cultural.

Então o que acha? Quer saber mais sobre este distúrbio bizarro e assustador, mas em última análise, inofensivo? Se a resposta for sim, então confira estes fatos assustadores e surpreendentes sobre paralisia do sono.
Boa leitura!




A Paralisia do sono é uma sensação de estar consciente, mas incapaz de se mover. Ocorre quando uma pessoa passa entre as fases de despertar e dormir. Durante essas transições, você pode ser incapaz de se mover ou falar por alguns segundos ou até mesmo alguns minutos.

25 w




Muitas pessoas que já sofreram este distúrbio descrevem a paralisia do sono como se eles estivessem despertando dos mortos. Eles dizem que sua mente acorda mas seu corpo não, então você se sente preso dentro do seu corpo e incapaz de se mover.

24 commons.wikimedia.org




De acordo com a ciência, existem dois tipos de paralisia do sono: a paralisia do sono isolada, ou ISP, onde a pessoa experimentará a paralisia do sono uma ou duas vezes em sua vida e paralisia do sono isolada recorrente ou RISP, onde uma pessoa vai experimentá-la várias vezes durante sua vida.

23 w




RISP é mais intensa pois pode durar até uma hora e pode ser acompanhada por uma experiência fora do corpo.

22 w




A maioria das pessoas que sofrem com paralisia do sono afirmaram que sentem como se algo ou alguém estivesse no quarto com eles (durante um episódio), ou dizem ter visto ou escutado alguém mesmo sem ter aberto os olhos

21 flickr Anne Worner




A paralisia do sono é duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres.

20 commons.wikimedia.org




Um estudo feito em 1999, na Alemanha, indicou que a desordem está frequentemente associada a um distúrbio mental.

19 w




Quando a paralisia do sono ocorre você pode ser capaz de mover os dedos dos pés ou fazer expressões faciais, mas você não pode acordar totalmente e infelizmente terá que esperar para despertar.

18 pixabay




Muitas pessoas erroneamente confundem a paralisia do sono com pesadelos quando na realidade eles são completamente diferentes um do outro.

17 w




Uma teoria sobre paralisia do sono sugere que o fenômeno é o resultado de uma perturbação do sono REM onde o corpo fica em um estado de atonia muscular, impedindo a pessoa de agir fora de seus sonhos.

16 pixabay




A paralisia do sono tende a aparecer primeiro durante a adolescência e acontece com mais freqüência entre os vinte e trinta anos. Ela raramente continua após esse período, mas ainda pode ocorrer.

15 w




A ciência sugere que a paralisia do sono pode ser um sinal de um distúrbio do sono mais perigoso: a narcolepsia (uma doença neurológica crônica envolvendo a perda da capacidade do cérebro de regular normalmente os ciclos de sono-vigília).

14 w




O especialista em sonhos Robert Moss relatou sua experiência incomum com a paralisia do sono: na ocasião, uma bruxa apareceu-lhe durante o seu sono, impedindo ele de se mover.

13 w




Muitos estudos têm mostrado que privação de sono e a exaustão podem "ajudar" você a experimentar a paralisia do sono entre outros distúrbios do sono.

12 flickr Jessica Cross




Não existe dúvidas de que um episódio de paralisia do sono para a maioria das pessoas é uma experiência aterradora e extremamente negativa; no entanto, existem algumas pessoas que descreveram a sensação como sendo muito agradável e divertida.

11 w




A ciência diz que: não importa o grau da sua experiência com a paralisia do sono, ela não é perigosa e não pode matá-lo. Não causa danos físicos e não existe nenhuma morte clínica conhecida até os dias de hoje.

10 commons.wikimedia.org




O estresse, a depressão, certos medicamentos de prescrição, e mais recentemente, um gene herdado, têm sido associado com a paralisia do sono, mas ainda não sabemos de nenhuma causa definitiva.

9 pixabay




Diversos estudos mostraram que, quando você dorme de costas, está mais propenso a experimentar a paralisia do sono.

8 w




Os usuários de medicamentos ansiolíticos (medicamentos para controlar a ansiedade), tem quase cinco vezes mais chances de experimentar o distúrbio.

7 w




Kurt Cobain uma vez alegou que sofreu de paralisia do sono e narcolepsia.

6 w




Os primeiros casos registrados de paralisia do sono podem ser encontrados em textos médicos persas, no século X. Porém, a primeira observação clínica foi relatada por um médico holandês em 1664, que diagnosticou uma mulher de 50 anos com "pesadelos" causado por demônios ou possessão.

5 w




Alguns céticos também sugerem que a paralisia do sono e as alucinações que a acompanham, que normalmente são de narrativas culturais, poderiam demonstrar a sensação de como é ter um demônio sentado no seu peito ou como seria uma visão"religiosa".

4 w




O quadro "The Nightmare" do pintor suíço Henry Fuseli foi inspirado pelo crescente interesse na paralisia do sono entre os médicos na época. O pequeno monstro assustador representa a sensação de pressão no peito frequentemente mencionado como um sintoma.

3 w




De acordo com um estudo de 2005, publicado na Biblioteca Nacional de Medicina no National Institutes of Health, alguns cientistas especulam que a paralisia do sono é a razão pela qual alguns indivíduos acreditam terem sido raptados por alienígenas que aparentemente se materializaram em seu quarto apesar das portas e janelas estarem bloqueadas.

2 pixabay

Reaja! Comente!
  1. Carlos Honda

    18 de março de 2016 em 15:07

    Engraçado, a maioria tem medo disso. Eu, já treino pra ter isso, mas é difícil, tive algumas vezes somente…. Paralisia do sono, controle de sonho e viagem astral estão tudo interligados… Pesquise GVA, grupo viagem astral pra quem quiser saber mais sobre isso….

  2. buriburi buga budega

    10 de março de 2016 em 05:29

    gostei do remedio xanax kkkk

  3. Gabriel Leandro

    29 de fevereiro de 2016 em 13:30

    tenho de 5 a 7 vezes por ano, geralmente dura uma meia hora, mas algumas vezes é mais rapido, porém agora que me acostumei já não entro em panico, e tem durado bem menos.

    • paulo vitor

      7 de maio de 2016 em 15:21

      Paralisia eu não tenho mais quando estou dormindo o que me pedirem para fazer eu faço tipo eu não gosto de desbloquear meu celular para ninguem, mais uma vez enquanto eu dormia minha mãe me pediu para desbloquear porque ela queria filmar algo e eu desbloquei mais não me lembro disso é algumas vezes quando durmo no sofá acordo no dia seguinte na cama pó isso é estranho

  4. Lynn Rock

    27 de fevereiro de 2016 em 02:50

    Nunca tive isso, mas conheço muita gente que teve, e alegava que era como se alguém os estivesse estrangulando.

  5. Eli Diol Oliveira

    24 de fevereiro de 2016 em 16:30

    Eu já acordei algumas vezes mas não conseguia me mover, ne falar e ouvia um forte chiado nos ouvidos e uma forte pressão na cabeça parecendo que ia explodir algo lá dentro, na época em que eu odiava dormir e fazia o máximo para ficar acordo, mas percebi que isto estava relacionado om uma pomada de mulher que eu usava nos dedos dos pés. Mano, a sensação é horrível. Parece que seu cérebro explodir.

  6. Leandro Zarfim

    24 de fevereiro de 2016 em 15:50

    ( RELATO ) Eu já tive algumas experiencias, e em uma determinada noites, varias vezes seguidas! Percebi que quando acontece são por dois motivos: Ou o corpo esta muito cansado e você esta sem sono, ou você esta completamente sem sono e o corpo não esta cansado mas você tenta dormir! Todas minhas experiencias foram ruins, realmente dar um desespero. a Primeira vez , foi ao acordar e eu não conseguia mover meu corpo e as outras vezes foi antes de dormir.
    O TRUQUE : Eu descobri um modo de parar a paralisia do sono. Como? Ao perceber que você vai sentir a paralisia ( Sim, é possível prever, acontece pequenos sitonas rápidos paralisantes hehehe) e então. Basta deixar seus dedos próximo ao braço ou alguma parte do corpo que você possa beliscar, já que é possível mexer as pontas do dedo! assim que seu corpo sentir o pequeno beliscão, Seu corpo desperta !
    Espero Ajudar ! Boa Sorte.

  7. fora dilma fora pt

    24 de fevereiro de 2016 em 09:47

    isso e horrivel, tenho 22 anos mas teve uma vez que quase morri asfixiado, estava de costas, e gripado, com a boca fechada ressecou e n pude abrir, momovimentei os labios e consegui respirar entre os dentes, nunca vi nada tipo bruxas ou algo assim, so ficom paralisado mesmo… as vezes consigo sair…. e como se vc tivesse amarrado numa corda e tivesse q se soltar se remexendo consigo movimentar os dedos ate me soltar, mas e dificil e na maioria dos casos fico preso mesmo

  8. Helen Ribeiro

    23 de fevereiro de 2016 em 17:00

    Já tive experiência boa e ruim na paralisia mas depois pela manha eu rio de mim mesma por ter ficado com medo de uma experiência do meu subconciênte kkkk

    • fora dilma fora pt

      24 de fevereiro de 2016 em 09:50

      helen, e horrivel… n sei como vc consegue rir, rsrssr… mas e pessimo p mim

  9. Jessé S. Santos

    23 de fevereiro de 2016 em 08:39

    Quando o Minilua terá aplicativo pra celular??

  10. Raniel

    22 de fevereiro de 2016 em 20:51

    Eu tive uma vez.Tirei uma soneca á tarde e quando acordei, tentei me levantar mas não consegui.Eu tinha perdido os movimentos e senti uma sensação ruim no corpo, como se alguma cios me prendesse na cama e eu me sentia fraco.A sensação foi terrível.

  11. Blue

    22 de fevereiro de 2016 em 19:49

    Nunca tive (e nem quero), mas já li e ouvi muitos relatos, é tipo um sonho acordado, seu cérebro mistura as coisas e você tem várias alucinações, uma figura muito comum em vários casos é uma sombra de forma humanoide, existem várias lendas e explicações místicas para a paralisia do sono.
    Deve ser uma experiência interessante, dizem que facilita para ter sonhos lúcidos, eu já quase nem sonho normalmente enquanto durmo :\, só os ocasionais sonhos bizarros sem sentido que eu esqueço depois e alguns pesadelos muito raros.

  12. Crow666

    22 de fevereiro de 2016 em 18:24

    Acho que ja tive uma vez emergia uma sombra de um demônio na parede e não consegui mover um único senti-metro, tava gelado de medo.

  13. Leonardo Silva Navarrina

    22 de fevereiro de 2016 em 17:12

    tenho apenas 15 anos e já tive paralisia do sono umas 20 vezes já, ou até mais, em um certo momento eu tinha certeza que se dormisse de barriga pra cima eu teria paralisia do sono, até me acostumei, no começo levava pouco tempo pra passar mas depois de algumas começou a levar mais tempo, e quando finalmente acordava 100% parecia que tinha sido um sonho. Deve ser porque eu sempre tive problemas para dormir, costume dormir umas 5, 6 horas por dia apenas, bem menos do que eu devo

  14. Joel Junior

    22 de fevereiro de 2016 em 17:06

    Eu ja tive isso umas 3x e em duas delas eu sentia como uma presença ruim chegando próximo a mim, e quando virei o olho era um ser de terno preto deitado ao meu lado e na segunda o mesmo sentado na cama aonde eu estava deitado, mais o rosto não dava pra ver.

  15. ?????¡t? [?????b?????]

    22 de fevereiro de 2016 em 13:25

    Tive duas vezes a Paralisia do Sono!

    Digo com toda razão que, foi a melhor e mais sinistra experiência de minha vida.
    Do contrário da maioria, eu gostei apesar de fica tenso na hora… Mas queria ter com frequência. 😀

  16. Paulo Araujo

    22 de fevereiro de 2016 em 11:35

    Tive 2 vezes, e nas duas sempre vejo cartas parecida, com as cartas de tarot, só que com imagens de demônios passando uma por uma, muito sufocante apesar de não acontecer nada fisicamente como relatado, o susto e grande.

  17. mamute

    22 de fevereiro de 2016 em 10:02

    Se eu dormir de barriga pra cima, quase sempre isso acontece. Minha tromba fica toda enrolada, é uma m&rda.

  18. Manuel Soberano

    22 de fevereiro de 2016 em 08:15

    ola tenho paralisi do sono e viagens astrais senpre quando quero acho divertido, porque controlo bem. Quando tenho parlizia senpre consigo acorda dela fazendo um sinal nas mãos pra fugir dela, mais prefiro ficar nela porq gosto de ficar observando!!! Não sei se e porque so sensitivo mais aconselho vcs que tem isso não sentirem medo porq é inonfensivo mais tenha cuidado porq se vcs tiverem agum tipo de penssamento negativo nessa ora que vcs tivem tendo paralisia vam atrair coisas pra vcs… Ha meu irmão gêmeo teve hoje fez uma viagem astral vio ele dormindo ele tanbém tem as mesma ablidades q eu, as veses nos sentimos oq o outro sente ninguem da nossa famiia e assim queria q alguem me falasse alguma coisa, porq ninguem acredita na minha casa so meu imão chega eu nem falo mais q tenho isso…

    • André Silva

      22 de fevereiro de 2016 em 11:29

      Não é só na sua casa que não acreditam, eu também não.

  19. André Silva

    22 de fevereiro de 2016 em 01:59

    Já tive algumas poucas vezes, a última há uns 2 anos. É uma sensação horrível, lembro sempre de algo negro, meio que uma sombra na escuridão que eu podia sentir mas não detalhar como era, ficava desesperado tentando me mexer e gritar, e era extremamente terrível essa experiência de gritar e não sair voz, tentar se mover de toda forma mas continuar imóvel, é algo muito real, não é como num pesadelo que você tem e não sente nada e quase não se lembra quando acorda, é algo que você sente e lembra dos mínimos detalhes quando acorda, faz dois anos mais ou menos desde a última vez que tive isso e ainda posso sentir a sensação quando lembro.
    Mas tem algo que comecei a ter faz pouco tempo, só tive umas três vezes mas é algo engraçado, não é paralisia do sono, mas eu meio que acordo mas meu corpo não, eu tento me mexer mas não tenho força pra isso, é tipo como se o meu cérebro tivesse acordado mas o idiota do corpo não tivesse percebido.

  20. Marlon de Arruda Antunes

    22 de fevereiro de 2016 em 01:09

    Já tive 3 vezes.
    A primeira vez foi um terror, realmente apavorante, mas sempre fui cético e não me deixei levar por explicações fantásticas. Pesquisando encontrei a explicação da paralisia do sono, o que me deixou tranquilo e até determinado a controlar. Sim, ora bolas, controlar, afinal minha mente estava ativa.
    Na segunda vez algum tempo depois, eu já consegui ter consciência de que aquilo era paralisia. Eu assim como antes não me mexia, sentia uma vontade incontrolável de pedir por ajuda mas sem poder, e também ouvia sons muito altos porém sem coerência alguma. Mas ainda assim mantive a calma quando me dei conta da situação, e passei a controlar minha respiração mesmo imóvel e então direcionei minha mente para coisas boas, o que me acalmou e fez passar.
    A terceira vez foi melhor, não senti pavor nem nada, mas senti ainda barulhos e o mais legal: que estava levitando. Não cheguei a me ver, alguns dizem que conseguem se ver dormindo, eu tive a sensação de que estava levitando e me aproximando do teto. Foi bem legal essa vez, que foi a última até hoje infelizmente, pois eu comecei a curtir aquela sensação estranha que a paralisia do sono estava me proporcionando.
    A minha dica é: se controlem. Saibam o que é e não temam. Aprendam a se controlar e poder até gostar.

    • Luciano Lobato

      22 de fevereiro de 2016 em 01:30

      Já tive quando era pequeno me lembro de tentar mexer o corpo mas não conseguia e o engraçado foi que eu fiz uma força mt grande pra me mexer consegui levantar e cai denovo :v
      eu levantei o corpo mas não conseguia abrir os olhos só depois de alguns minutos consegui levantar por completo e o pior é que se eu inventasse de retomar o sono logo em seguida poderia voltar a ter a paralisia do sono então eu tinha que esperar algum tempinho pra poder voltar a dormir kkk

  21. Robert Torres

    22 de fevereiro de 2016 em 00:47

    Tive 2 vezes, uma foi bem tranquila e rápida, já a outra foi realmente estranha, porque foi real, não é como um sonho, eu sabia que estava acordado sabia que estava na minha cama e não conseguia mover 1 músculo nem abrir os olhos, mas ouvia várias crianças conversando e rindo ao meu redor, e eu entendia o que elas falavam mas o estranho é que ao “voltar” não me lembrava de uma palavra. Percebi que isso ocorreu quando eu tentei dormir sem sono algum, e nos últimos anos procuro sempre dormir quando estou com sono e em horários regulares e nunca mais me aconteceu.

  22. Adriano Bon Jovi

    22 de fevereiro de 2016 em 00:38

    Cara eu tive duas vezes. A 1ª não foi tão horrível, eu apenas não pude me mexer por alguns minutos, depois consegui, já a 2ª foi horrível, eu não conseguia mover nada, só os olhos e eu vi um ser humanoide (como se fosse apenas uma sombra humana, não vi rosto nem roupas, apenas escuro), ele estava sobre mim e estava me enforcando, eu tentava desesperadamente mexer meus braços para atacá-lo, depois de algum tempo eu consegui e fui com os punhos para cima dele, foi quando acordei completamente e não vi mais nada. Acordei suado demais, com falta de ar e batimentos acelerados.

  23. Paulo Roberto Dos Santos Guimarães

    21 de fevereiro de 2016 em 23:43

    Tive paralisia do sono durante uma fase da minha vida.
    O estranho é que a paralisia só aconteceu enquanto morava numa determinada casa, que coincidentemente tinha um ambiente muito pesado (descobri depois que o morador anterior fazia trabalhos de magia negra).
    Após mudar para uma outra casa, a paralisia nunca mais voltou.

    • Lee Le

      1 de março de 2016 em 18:29

      è cada comediante…na próxima vez que eu nascer…vou querer ter esse negócio aí de sentir a energia pesada. fala sério..bocó

  24. Willyam Ricardo

    21 de fevereiro de 2016 em 23:36

    Eu raramente tenho pelo fato de eu dormir de barriga para baixo (bruços ), e quando eu tenho tendências a ter ( sim as vezes eu percebo ) eu deixo de dormir pra dormir outra hora ,mas as vezes não da mesmo e é muito ruim . Tem uma paralisia que (pelo nos eu sinto ) eu tenho a sensação de estar sendo puxado pra um outro lugar e tipo é muito loko.
    Quero saber é o que causa os sonhos eróticos , minilua pesquisa ae véi ….pode ser interessante ..

    • Lynn Rock

      27 de fevereiro de 2016 em 02:48

      Muito legal o fato de saber quando vc vai ter, e poder evitar de alguma forma

    • André Silva

      22 de fevereiro de 2016 em 01:51

      Pensei que isso de sentir quando vai acontecer acontecia só com os sonhos lúcidos, pois quando vou ter percebo logo quando estou chegando perto do sono, e até induzo a isso, e acho incrível quando percebo que vou despertar do sono lúcido e começo a tentar não fazer movimentos bruscos, sinto como se a conexão estivesse acabando, e quando tá no limite eu acordo.

      • Willyam Ricardo

        22 de fevereiro de 2016 em 13:16

        Já fiz isso tbm , só que agora eu só quero sonhar normalmente mesmo 🙂

  25. Renas ......

    21 de fevereiro de 2016 em 22:53

    Aconteceu tanta a repetição de “Paralisia do sono” que agora estou com uma certa raiva desse conjunto de palavras…

    • Renas ......

      21 de fevereiro de 2016 em 22:54

      *tanto

  26. Kanya

    21 de fevereiro de 2016 em 22:51

    Caraca… Até agora, nunca tive paralisia do sono.
    Já vi/ouvi muitos relatos de pessoas que têm/tiveram paralisia do sono e, realmente, pra elas(es) não é algo agradável não… Agora, pensa só uma pessoa tendo esta porra várias vezes/cada vez que dorme e sem contar que isso(RISP) pode durar até uma hora… É pra foder mesmo com o sono/vida da pessoa. Se tendo uma vez já é ruim, imagina várias vezes ”durante a vida”.

    • Leonardo Silva Navarrina

      22 de fevereiro de 2016 em 17:14

      você nem imagina quantas vezes eu tive, até me acostumei, agora já faz tempo que não tenho outra, mas sempre tivemos problemas para dormir

      • Kanya

        22 de fevereiro de 2016 em 20:15

        Que coisa… Deve ser cansativo pra você ter essa porra várias vezes.

  27. Luizinho

    21 de fevereiro de 2016 em 22:31

    Olá! Tenho 37 anos e tenho paralisia do sono até hoje. A última vez foi há umas duas semanas em uma daquelas poltronas de massagem. O curioso é que não estava muito tempo nela, nem teria dado de chegar no sono REM. Sempre é horrível pra mim, mesmo sabendo que não faz mal.

38 Comentários
Topo